Minha lista de blogs

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Escrita coletiva

Hoje, fizemos mais uma experiência bem interessante na aula de Português, na turma de sexto ano.

Para valorizar a ferramenta maravilhosa a que temos o privilégio de poder democrática e individualmente utilizar, nos aventuramos pelos caminhos da escrita colaborativa on line.
Acessamos e nos cadastramos num espaço virtual chamado.



Lá, utilizando todas as ferramentas disponíveis, iniciamos a construção de um texto, cujo tema, passa pelo bullying. Não sabemos ainda como terminará nossa história, mas foi muito gratificante termos conseguido dar os primeiros passos nesta caminhada. Foi muito interessante, também, a participação da Supervisora, professora Ana Rúbia, que além de sugerir tal ferramenta , embarcou em nossa viagem e deixou sua colaboração no texto. Acredito que para ela também deva ter sido legal a experiência.
Seguindo o link da figura é possível visualizar nosso trabalho em construção. Algumas falhas na conexão de ideias se devem ao fato de os alunos estarem todos escrevendo simultaneamente, mas os ajustes necessários faremos nos próximos encontros.
Esta foi a nossa atividade de hoje conectada ao projeto UCA em nossa escola.

domingo, 13 de maio de 2012

Cartão virtual

Para homenagear as mães, os alunos da turma 60(sexto ano) deveriam elaborar um cartão no laptot, utilizando a webcam, o processador de textos, kword, e também o kolour paint, se necessário. Vejam os resultados:
Mãe, hoje é seu dia,

                                                                    de pura alegria,
                                                              um dia pra te fazer feliz
                                                               um dia pra te fazer
                                                                  rir e sorrir
                                                           hoje também é seu

                                                      aniversário, dia de muita
                                                         alegria com amigos
                                                        e muita fantasia.
                                               Com muita alegria

                                         termino essa poesia,
                                           beijos para ti
                                           minha mãe
                                       e minha amiga.
                             De sua filha Indiara querida......

                                            (Indiara)



Ouvindo e escrevendo

Na última semana, numa das minhas aulas de Português na turma do sexto ano, propus aos alunos que acessassem o seguinte link para ouvir histórias animadas e depois reescrever duas que tivessem achado interessantes.
Nesta proposta utilizamos o laptop educacional , em um primeiro momento para navegar na web a fim de ouvir as histórias. Aqui os alunos se familiarizam com o Kmix(responsável pelo som). E já foi detectado que é um dos problemas do uso dos laptops: o som quase inaudível, o que dificulta bastante os trabalhos em que há necessidade de utilizar o som.
Na próxima etapa do trabalho, utilizou-se o kword(processador de textos)para reescrever os textos ouvidos.
Para finalizar a aula, alguns alunos se propuseram a ler para os colegas o texto que elaboraram.
Os dois objetivos principais desta aula era habilitar os alunos para o ato de ouvir, em silêncio, e depois reproduzir, na escrita, o que ouviram.
Durante e após a aula, pude constatar que a avaliação dos alunos em relação à estratégia usada foi positiva, pois a atividade era divertida e interessante e assim o resultado pretendido(texto) foi alcançado sem monotonia.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sugestão de atividades do encontro de formação do ProUCA

Como parte do curso de formação do ProUCA, deveríamos sugerir atividades possíveis a partir de um vídeo sugerido para se trabalhar o assunto Bullying.
Minha sugestão está aqui. Talvez não tenha nenhuma utilidade a título de colaboração aos colegas, porque certamente cada um se empenhará ao máximo para elaborar a sua própria sugestão. E está justamente aí o maior valor desta proposta: cada participante procurar fazer o seu melhor.
Eu já estou feliz por ter assistido o vídeo e ter elaborado um roteiro de trabalho que vou pôr em prática numa turma de sexto ano, com a qual trabalho Língua Portuguesa. Somente o exercício de preparar as atividades e imaginar que poderá ser muito legal executar o que projetei já valeu a pena. Imagino que será bem interessante ouvir os projetos de outras colegas e ampliar meus horizontes.
Não sei se realizei a tarefa como deveria, ou se "viajei", mas valeu muito.
Atividades referentes ao encontro de formação do PROUCA

Como utilizar o vídeo Mary e Max sobre Bullying
Estratégias de aula

1º momento:

- Assistir o vídeo com os alunos.
 2º momento

Fazer um questionamento oralmente.

- Sobre o que fala o vídeo?

- Que sentimento este filme despertou em você?

- tristeza

- compaixão

- raiva

( Não basta ouvir respostas, é necessário neste momento discutir o porquê daquele sentimento. Espera-se que esta reflexão leve os alunos a entender que as atitudes praticadas pelo grupo social do Max tornavam-no uma pessoa infeliz; eram maldosas; opressoras; discriminatórias.)

3º momento

Fazer a relação entre o que foi assistido e o tema a ser abordado, que é o Bullying.

(Aqui é necessário bastante bom senso, e também a noção exata do conceito de Bullying, para não confundir Bullying com outros tipos de violência a qual os alunos possam estar expostos.)

Como proceder para fazer esta abordagem? Questionando:

- Na sua escola, você já presenciou cenas semelhantes às do vídeo?

- Qual a atitude que você acha que a escola deve tomar quando souber de situações que envolvem desavenças entre alunos?

- Como você reage quando presencia cenas de brigas entre colegas?

- Você já ouviu falar em Bullying?

- Vamos ver o significado de “bullying”?

(Neste momento, trabalhar o conceito pretendido.)



4º momento

 
Até aqui esta atividade está solta, sem nenhum “link” com um objetivo mais amplo. Então devemos nos preocupar em fazer o aluno perceber que existe um objetivo maior que queremos atingir.


No caso específico da EEEF Manuel Arruda Câmara, estamos trabalhando durante todo o ano letivo o projeto VIVER E CONVIVER BEM, então é o momento de fazermos a conclusão do trabalho de maneira que os alunos percebam a interrelação entre o projeto maior da escola e esta atividade.

Estratégia: faz-se aqui a interligação de temas, levantando questionamentos e induzindo os alunos a perceberem que ELES são os protagonistas do projeto e que ELES são a motivação maior da elaboração do mesmo. O bullying deve aparecer aqui como o elemento que não pode fazer parte do universo da escola para que o projeto VIVER E CONVIVER BEM seja um sucesso e, consequentemente, os alunos - protagonistas deste projeto - tenham um ambiente de paz, de solidariedade, de amizade, de crescimento, de aprendizagem, etc.
Sugestões de questionamentos:

1. O que o Bullying tem a ver com: “Viver e conviver bem”?
2. O que o projeto da escola , Viver e conviver bem, tem a ver com você?
3. O que você pode fazer para evitar o bullying na escola?

5º momento

- Pedir aos alunos que elaborem um texto, valorizando o bom relacionamento, procurando enfatizar o bom relacionamento e a boa convivência na sua escola.

- Divulgar no blog da escola e da turma (se tiver) o texto, como valorização da atividade por eles elaborada e incentivar que outras turmas leiam, e também os pais dos alunos.

É importante disseminar ao máximo as iniciativas feitas pelos professores e pela escola no sentido de garantir um espaço agradável e seguro aos estudantes.