Minha lista de blogs

quarta-feira, 16 de abril de 2008

DISSERTAÇÃO

Dissertar é abordar um tema. Fazer uma reflexão sobre o mesmo. Expor nosso pensamento, nossas idéias ou conhecimento comprovado a respeito de um assunto. Podemos dar opinião ou apenas apresentar um estudo feito por outrem. Para fazermos uma boa dissertação devemos, antes de mais nada, sabermos o que queremos dizer. A dissertação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão bem delimitados, bem claros para o leitor. Por isso, antes de começar a escrever, devemos fazer um esboço (um esquema) contendo as idéias que queremos expressar.
Podemos iniciar uma dissertação fazendo uma pergunta ( mas já tendo a nossa posição em relação a ela). Durante o desenvolvimento vamos argumentando, levando o leitor a entender onde queremos chegar, levando-o a refletir conosco e ao final, apresentar a nossa possível resposta, mesmo que subentendida(isto é, não de maneira explícita).
Podemos também iniciar a dissertação fazendo uma afirmação. Durante o desenvolvimento, devemos argumentar, apresentar justificativas ou comprovações daquilo que afirmamos na introdução. E devemos finalizar levando ao leitor o entendimento do pensamento que queríamos expressar. O leitor não pode ficar com a sensação de ter lido um texto incompleto. A boa dissertação é objetiva, clara, evita a repetição de vocábulos e de idéias, leva o leitor a formar uma opinião.
Para escrever é preciso ler. Portanto, um bom escritor, deve ser antes de tudo um bom leitor.
Estas são as dicas que eu gostaria de passar, principalmente para meus alunos.
Quero aproveitar a oportunidade para dizer que hoje estou especialmente feliz porque constatei que as sementes de leitura e escrita que estou plantando, na oitava série em que trabalho, já estão dando sinais positivos de germinação. Isso é tudo que um professor almeja: que seus alunos, sejam capazes de produzir textos a partir da leitura.

Aqui a exposição dos trabalhos realizados pela oitava série (turma 82) fazendo a propaganda do
livro que leram. Gostei muito do resultado.

















PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS

Após a leitura do texto "Um Apólogo " de Machado de Assis, os alunos da oitava série foram convidados a produzir um texto dissertativo a partir da moral do mesmo, segundo a sua compreensão. Abaixo, um fragmento do texto produzido por uma aluna:
" O texto me ensinou que não podemos menosprezar as pessoas pensando que nunca precisaremos delas para nada. Devemos aceitar as diferenças existentes nas pessoas em vez de rebaixá-las, pois um dia poderemos precisar dessas pessoas para nos ajudar em algo que estejamos necessitando. "(Bruna Leiria - Turma 82)

2 comentários:

elizete disse...

Muito boas tuas dicas de dissertação.Que bom que já estás colhendo os frutos da leitura, isto nos gratifica muito..
Parabéns
Abraços

Anônimo disse...

Iracélia:
Eu já havia postado comentário, não apareceu.
Mas,volto a dizer: boas iniciativas devem ser divulgadas para serem copiadas...
Nossos alunos estão adorando ler e fazer trabalhos de novas obras. Digo, pois presenciei em aula.
Muito legal.
Luciara.