Minha lista de blogs

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Imagens

Dizem mais do que palavras.

terça-feira, 20 de maio de 2008

COLHENDO FRUTOS


Adorei o resultado da proposta de trabalho sobre leitura em público, que lancei a minha turma de oitava série. Os alunos foram o máximo. Os textos escolhidos foram sensacionais. Notei que se empenharam em fazer bem. Vestiram o personagem. Adorei. Mas teve um porém, que inutilizou todo o esforço de registrar o evento em vídeo. A falta de SOLIDARIEDADE (cujo dia era exatamente hoje) das pessoas em volta foi irritante. Anularam simplesmente o som produzido pelos alunos que estavam apresentando seu trabalho , na maior seriedade e concentração. Infelizmente muitas vezes temos que remar contra a maré. Mas seria bem interessante que a disciplina fosse uma preocupação maior de todos e não apenas de algumas poucas pessoas. Apesar deste inadmissível transtorno, fico feliz em ver que os alunos da oitava fizeram bem a sua parte... e eu também...

domingo, 18 de maio de 2008

MELHORANDO A LEITURA EM PÚBLICO



















Ler é um hábito que não faz parte da vida do estudante brasileiro, definitivamente. A tarefa mais desafiadora do professor de Português é levar os alunos ao ato de ler. Quando falo em ler, não estou me referindo ao ato de soletrar ou tropeçar nos fonemas. Quero dizer, decifrar os códigos escritos e entender seu significado, ler com fluência, com boa entonação, com expressividade... Sinceramente, não acredito no sucesso das atividades de leitura que frequentemente são divulgadas nos meios de comunicação como se fossem maravilhosas descobertas no século XXI. É bem fácil armar uma cena de leitura em grupo, em que as imagens mostrem algo que não é verdadeiro e levem o público a acreditar no que os olhos vêem. Se fosse assim, o nível de educação de nossos alunos seria ótimo, pois ultimamente virou moda criar atividades de leitura, como se nós professores de Português já não estivéssemos com nossa criatividade quase esgotada, fazendo mil peripécias para que nossos alunos leiam com prazer. Prazer na leitura é o que os alunos ainda não conseguiram encontrar. E sem ele, nenhuma iniciativa terá sucesso verdadeiro. Mas, como toda boa mensagem de motivação nos diz, devemos perserverar e acreditar sempre. Então, como meu ofício é ensinar , mesmo que para ouvidos moucos, estou fazendo mais uma tentativa que achei interessante e vou acreditar nela. Li na revista Mestre, edição deste mês , um artigo interessante. Dez dicas para falar em público. Motivei-me , em primeiro lugar. Depois passei a meus alunos de oitava série, com a maior empolgação de que meu ser é capaz, a tarefa de escolherem um belo texto, que seja agradável, em primeiro lugar a eles, e que traga ao ouvinte uma mensagem interessante. A minha exigência maior foi quanto à mensagem do texto a ser apresentado. (Minha intenção implícita é que eles tragam mensagens de espiritualização, pensando em melhorar ,além da leitura , também o seucomportamento social , o relacionamento entre eles, com Deus, com a vida). Cada aluno deverá ler para a turma o texto que trouxe, observando as dicas que previamente recebeu. Após a leitura, a cópia do texto será colocada num mural, bem caprichado, onde todas as mensagens estarão expostas.Este mural ficará na sala de aula durante quase todo o tempo, menos no recreio, quando os próprios alunos se encarregarão de levá-lo ao pátio e, delicadamente instigarem os outros alunos da escola a pelo menos, num primeiro momento tomarem conhecimento do evento. Pode dar certo. Estou apostando todas as minhas fichas.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

MENSAGENS LINDAS


Quem gosta de mensagens de reflexão, como eu, clique na figura e leia lindos textos para a elevação da espiritualidade.


MENSAGEM DIÁRIA


sábado, 10 de maio de 2008

MEIO AMBIENTE


Meio ambiente é a morada de todos, portanto, cabe a todos cuidarem deste local, ou teremos em pouco tempo a sua destruição total.
A cada nova catástrofe provocada por eventos da natureza, ouvimos as lamentações daqueles que perderam seus bens, seus familiares, sua
paz.No entanto, raramente vemos atitudes de proteção ao meio ambiente,em larga escala, isto é, efetivamente sendo praticadas pela população. Jogar lixo nas sangas,usar plásticos indiscriminadamente, desmatar, queimar florestas, desperdiçar água, são hábitos comuns que fazem parte do cotidiano das pessoas e parece que estas não querem abrir os olhos para o futuro e mudar de atitude. "Não adianta chorar o leite derramado."Esta frase é antiga, mas cabe muito bem à situação que enfrentamos e enfrentaremos no futuro. Temos que agir para preservar o que ainda existe de bom e evitarmos uma destruição maior do meio ambiente. Todos nos comovemos com os flagelos provocados pelas enchentes, mas observemos o outro lado, o que precede estes flagelos. Quem é responsável, por acumular lixos nas encostas de sangas e rios? Quem não deve jogar lixos no chão (que vão obstruir os dutos de água)? Quem é responsável pela separação do lixo doméstico? Quem é responsável por economizar água e luz? A resposta é a mesma para todas as perguntas.Quem pagará pela falta de atitude correta em relação ao meio ambiente? TODOS.Infelizmente aquela máxima TODOS PAGAM POR ALGUNS também se aplica aqui. Então a solução é cuidar do que é de todos: O MEIO AMBIENTE.
Para ilustrar esta preocupação e dar uma dica muito importante, os alunos Bruna Leiria, Camile Tonon,Cristiane da Silva, Fernando Wecker e Marlom dos Santos, orientados por mim, realizaram um vídeo,que concorrerá, num concurso nacional, promovido pelo Instiuto Goethe,a vários prêmios, inclusive uma viagem à Alemanha.O tema focalizado é o meio ambiente.Vocês podem conferir o vídeo, visitando o link abaixo.
http://www.digitalfilm-brasilien.goethe.de/videodetails.php?key=5168f8de8dafc4a781b1




O nome do filme é Umwelt Adopdire sie (Meio ambiente-Adote-o).

O 4º prêmio é dado pelo público, por isso queremos pedir a ajuda de toda a comunidade e pessoas que simpatizam com a Escola Arruda Câmara para que votem no nosso vídeo. Para isso entrem no site acima e dêem seu voto.

ESTES SÃO OS ALUNOS QUE REALIZARAM O VÍDEO PARA PARTICIPAR DO CONCURSO "ECOCURTAS".

A vocês meus parabéns e meu muito obrigada por terem se comprometido com a idéia.

terça-feira, 6 de maio de 2008

JOGOS DIDÁTICOS ON LINE

Mais do que comprovado está o interesse das crianças por jogos. Embora não considere, de todo, algo maravilhoso, devo concordar que devemos aproveitar este recurso como uma ferramenta , ao menos de motivação.Uma vez que os alunos já não querem mais saber de buscar ou pelo menos aceitar novos conhecimentos , transmitidos da maneira ortodoxa, que é a que mais facilmente temos disponível, isto é, quadro-negro- giz - professora, então vamos em busca de alternativas menos penosas para eles de aprenderem , sem esforço e com prazer. Apoderando-me desta maravilha denominada web deixarei aqui alguns links de jogos didáticos que podem ser utilizados na aprendizagem de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental. Tenho me valido bastante deste recurso para tornar minhas aulas mais agradáveis. Tem dado certo.

FOODS QUEBRA-CABEÇA