Minha lista de blogs

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sugestão de atividades do encontro de formação do ProUCA

Como parte do curso de formação do ProUCA, deveríamos sugerir atividades possíveis a partir de um vídeo sugerido para se trabalhar o assunto Bullying.
Minha sugestão está aqui. Talvez não tenha nenhuma utilidade a título de colaboração aos colegas, porque certamente cada um se empenhará ao máximo para elaborar a sua própria sugestão. E está justamente aí o maior valor desta proposta: cada participante procurar fazer o seu melhor.
Eu já estou feliz por ter assistido o vídeo e ter elaborado um roteiro de trabalho que vou pôr em prática numa turma de sexto ano, com a qual trabalho Língua Portuguesa. Somente o exercício de preparar as atividades e imaginar que poderá ser muito legal executar o que projetei já valeu a pena. Imagino que será bem interessante ouvir os projetos de outras colegas e ampliar meus horizontes.
Não sei se realizei a tarefa como deveria, ou se "viajei", mas valeu muito.
Atividades referentes ao encontro de formação do PROUCA

Como utilizar o vídeo Mary e Max sobre Bullying
Estratégias de aula

1º momento:

- Assistir o vídeo com os alunos.
 2º momento

Fazer um questionamento oralmente.

- Sobre o que fala o vídeo?

- Que sentimento este filme despertou em você?

- tristeza

- compaixão

- raiva

( Não basta ouvir respostas, é necessário neste momento discutir o porquê daquele sentimento. Espera-se que esta reflexão leve os alunos a entender que as atitudes praticadas pelo grupo social do Max tornavam-no uma pessoa infeliz; eram maldosas; opressoras; discriminatórias.)

3º momento

Fazer a relação entre o que foi assistido e o tema a ser abordado, que é o Bullying.

(Aqui é necessário bastante bom senso, e também a noção exata do conceito de Bullying, para não confundir Bullying com outros tipos de violência a qual os alunos possam estar expostos.)

Como proceder para fazer esta abordagem? Questionando:

- Na sua escola, você já presenciou cenas semelhantes às do vídeo?

- Qual a atitude que você acha que a escola deve tomar quando souber de situações que envolvem desavenças entre alunos?

- Como você reage quando presencia cenas de brigas entre colegas?

- Você já ouviu falar em Bullying?

- Vamos ver o significado de “bullying”?

(Neste momento, trabalhar o conceito pretendido.)



4º momento

 
Até aqui esta atividade está solta, sem nenhum “link” com um objetivo mais amplo. Então devemos nos preocupar em fazer o aluno perceber que existe um objetivo maior que queremos atingir.


No caso específico da EEEF Manuel Arruda Câmara, estamos trabalhando durante todo o ano letivo o projeto VIVER E CONVIVER BEM, então é o momento de fazermos a conclusão do trabalho de maneira que os alunos percebam a interrelação entre o projeto maior da escola e esta atividade.

Estratégia: faz-se aqui a interligação de temas, levantando questionamentos e induzindo os alunos a perceberem que ELES são os protagonistas do projeto e que ELES são a motivação maior da elaboração do mesmo. O bullying deve aparecer aqui como o elemento que não pode fazer parte do universo da escola para que o projeto VIVER E CONVIVER BEM seja um sucesso e, consequentemente, os alunos - protagonistas deste projeto - tenham um ambiente de paz, de solidariedade, de amizade, de crescimento, de aprendizagem, etc.
Sugestões de questionamentos:

1. O que o Bullying tem a ver com: “Viver e conviver bem”?
2. O que o projeto da escola , Viver e conviver bem, tem a ver com você?
3. O que você pode fazer para evitar o bullying na escola?

5º momento

- Pedir aos alunos que elaborem um texto, valorizando o bom relacionamento, procurando enfatizar o bom relacionamento e a boa convivência na sua escola.

- Divulgar no blog da escola e da turma (se tiver) o texto, como valorização da atividade por eles elaborada e incentivar que outras turmas leiam, e também os pais dos alunos.

É importante disseminar ao máximo as iniciativas feitas pelos professores e pela escola no sentido de garantir um espaço agradável e seguro aos estudantes.




 


Um comentário:

Ana Rúbia disse...

Oi Iracélia!
Muito legal o planejamento da sua aula. Mesmo não tendo sido solicitado, você já pensou numa maneira de colocar em prática o assunto utilizado na formação do UCA, ótimo!
Pensei, lendo a descrição da aula, em algumas possibilidades a mais utilizando o laptop. Por exemplo: se eles fizessem entrevistas, com pais ou pessoas de outras idades, para saber como era tratado este tema na época em que estudavam. Aí poderia ser utilizada a câmera, ou somente o audacity.
Também como reflexão, poderia pedir o que eles fariam se estivessem no lugar de Mary ou, como poderiam ajudá-la, caso fosse uma colega ou amigo.
Apenas ideias que me ocorreram... Mas as possibilidades são muitas. Desejo que você consiga realizar um bom na trabalho com a turma.
Beijos, Ana Rúbia.